sexta-feira, 27 de março de 2009

Crise financeira: o capitalismo é o culpado?


Tem comunista por aí se aproveitando da crise pra se promover... pera aí, não tem mais bobo não!

A crise tem suas raízes na administração de BILL CLINTON, do mesmo partido esquerdista de "BARACK BOBAMA". Foi uma cagada atrás da outra... ou tudo arquitetado?

No governo Clinton o FED (banco central americano) DETERMINOU que as instituições financeiras deveriam fornecer crédito com taxas de juros de apenas 1% para financiamentos em habitação. Com isso o setor ficou aquecido, e classes sociais inferiores (chamadas de "subprime") com fonte de renda duvidosa também começaram a fazer esse tipo de financiamento.

A pessoa pegava o empréstimo sem precisar garantir que pagaria sua dívida com os bancos, e, quando não conseguia quitá-la, simplesmente entregava o imóvel imóvel ao banco, mas nunca o pagava em cash.

O resultado disso foi que as instituições financeiras ficaram donas de muitas habitações e sem dinheiro. Passaram então a vender e comprar títulos da habitação. Nesse troca-troca os preços começaram a subir. O FED por sua vez resolveu aumentar a taxa de juros e a inadimplência com os bancos disparou.

Daí vem o colapso do sistema financeiro. Isso se espalhou por outros setores da economia pois não era mais possível consumir da mesma forma já que não havia a mesma liquidez (dinheiro disponível no mercado).

Bom... até aí a crise era só dos EUA. Contudo, os EUA são a maior economia do mundo e muitos países dependem do dinheiro que sai de lá ou possuem título de dívida externa nele. Dessa forma os investidores logicamente preferem tirar o seu dinheiro da bolsa (as tais Dow Jones e Nasdaq) e colocar seu dinheiro em fontes mais seguras de renda e porém menos rentáveis como títulos do tesouro, renda fixa e até a popupança. E se todo mundo resolve tirar o dinheiro da bolsa de valores, se todo mundo começa a vender suas ações, o preço delas baixa, e a bolsa despenca. Daí por diante é efeito cascata, afetando todas as bolsas do mundo.

Hoje vemos o governo dos EUA dando US$1.000.000.000.000,00 (um trilhão de verdinhas) às instituições financeiras e ficamos chocados, mas poucos sabem que o PRÓPRIO GOVERNO AMERICANO é responsável por isso tudo, e não os "especuladores". A bolsa despencou pela falta de liquidez, falta de credibilidade, não por especulação.

Hoje sabemos que o governo americano já ARQUITETOU crises financeiras no passado como a Crise do Petróleo há 30 anos atrás, fazendo os preços do pretóleo dispararem e o mundo inteiro pagou o rombo dos EUA e eles se mantiveram ricos os mais ricos porém freiando o desenvolvimento do resto do mundo. Não é difícil de se imaginar que tudo isso esteja acontecendo novamente...

O comunismo é uma piada, não funciona, e não é uma alternativa ao capitalismo selvagem, não! Foram cometidos abusos? Evidente que sim. Há muito tempo os papas denunciam o capitalismo selvagem, mas não o capitalismo como mal em si mesmo. Abre teu olho...

Não tem mais bobo, não!

Zigfried

Um comentário:

Zigfried disse...

Só pra reafirmar essas colocações, o Times coloca que BILL CLINTON é um dos 20 responsáveis pela crise, por ter desregulado o sistema financeiro. 17 das 20 pessoas citadas se aproveitaram dessa falta de regulação, portanto, é ded se considerar que BILL CLINTON é o principal culpado (o Bush não fica muito pra trás, não, já que não foi competente pra regular todo o sistema).

Leia notícia extraída do Terra:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200902121817_RED_77829724